quinta-feira, 21 de junho de 2007

UMA AULA DE PESQUISA SOBRE OS MAMÍFEROS

MAMÍFEROS


CONTEÚDO A SER EXPLORADO
Ciências - Mamíferos

SÉRIE
2ª Série.
TEMPO PREVISTO
4 aulas.

OBJETIVO GERAL
Através da pesquisa na internet, reconhecer os diferentes tipos de mamíferos e a interação dos alunos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Identificar os diferentes tipos de mamíferos;
· Pesquisar sobre os seus alimentos;
· Identificar as características principais dos mamíferos;
· Reproduzir por escrito um texto sobre os mamíferos.

RECURSOS DOS SITES
Serão usados para aula de pesquisa em Ciências.

SITES QUE SERÃO UTILIZADOS
Os 5 sites dados anteriormente.

DESENVOLVIMENTO DA AULA
Inicialmente faremos uma dinâmica, onde cada aluno deverá imitar o som de um animal, para haver interação entre os alunos e professor. Dando continuidade pediremos para os alunos acessarem a internet e pesquisarem sobre os diferentes tipos de mamíferos, o que eles comem, onde eles vivem, o tempo aproximado de vida de um mamífero, as possíveis doenças, os cuidados que devemos ter com esses animais, entre outras curiosidades.
Para finalizar a aula os alunos criarão um texto em equipes com base na pesquisa feita nos sites disponíveis. E após o texto escrito, farão uma roda de conversação, onde trocarão idéias e conhecimentos adquiridos através da pesquisa.

ESTRATÉGIA
Pesquisa na internet, leitura, escrita e troca oral de informações.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados a partir do desempenho nos seguintes aspectos: atenção, participação, interesse, trabalho em grupo e atividade escrita.






MAMÍFEROS - sites disponíveis para pesquisa

http://www.sergiosakall.com.br/girafas/classe_mammalia.html


http://www.animalnet.com.br/mat_related.asp?categ=6


http://curlygirl.no.sapo.pt/mamiferos.htm


http://pt.wikipedia.org/wiki/Mamíferos


http://curlygirl.naturlink.pt/mamiferos.htm

quarta-feira, 20 de junho de 2007

AVALIAÇÃO DE SOFTWARE EDUCATIVO

Iniciamos nossa aula com a leitura do texto sobre softwares, identificando os diferentes tipos existentes. Onde o desenvolvimento de software educativo envolve uma multiplicidade de campos do conhecimento. Em seguida visitamos alguns softwares educativos sobre diversos assuntos, entre eles: artes, história, ciências, etc. Para finalizarmos fizemos uma avaliação do software sobre Impressionismo, sendo que o mesmo possuia introdução, as obras dos pintores famosos, as épocas e um jogo da memória. Concluimos que este software favorece apenas a memorização do que exploração do conhecimento.